quarta-feira, 25 de maio de 2011

TEMA DA AULA: PROBLEMAS AMBIENTAIS COM AGRAVANTES SOCIAIS


Objetivos:


1. Identificar os impactos sócio ambientais provenientes do descarte de resíduos sólidos.
2. Julgar o seu papel enquanto cidadão em relação às questões sócio ambientais

DURRAÇÃO DAS ATIVIDADES: 03 AULAS (50 MINUTOS CADA)

PRIMEIRO MOMENTO: Passar imagens para que os alunos possam fazer a análise e refletir:

Fonte: http://reciclato.files.wordpress.com/2008/12/no_lixo_brasil.jpg . Acessado em 05/06/2010.

Fonte: http://ambienteasdireitas.blogsome.com/2007/05/11/lixo-acumulado-na-china/ . Acessado em 05/06/2010.



SEGUNDO MOMENTO:

Questões para serem discutidas:

1. Qual é a constituição do lixo domiciliar?
2. Qual é o destino do lixo recolhido nas cidades?
3. Quais são as consequências ambientais da destinação inadequada do lixo?
4. Como resolver as questões sociais relacionadas ao lixo, como a situação das pessoas que vivem da catação de resíduos nos lixões e aterros?


TERCEIRO MOMENTO:

Conhecendo uma realidade
Passar Vídeo: Ilha das flores.
Discussão do vídeo
Enumere 5 palavras-chave que expressam o conteúdo do vídeo
(desperdício; fome; miséria; lixo; trabalho; desigualdades sociais; relação entre produção, consumo e geração de lixo)
O professor deverá mediar uma discussão do filme a partir das palavras destacadas pelos alunos.
No momento da discussão, o professor deverá estar atento e não deixar de abordar algumas questões como: o desperdício; a fome; as desigualdades sociais; o mal gerenciamento do lixo urbano; a relação entre produção, consumo e geração de lixo; a condição dos seres humanos, pior do que a dos porcos, na Ilha das Flores; enfim, as questões sociais, econômicas e políticas abordadas o vídeo.
Após essa discussão, o professor deverá solicitar que cada grupo de alunos redija uma sinopse do vídeo, seguida de comentários críticos, e apresente sua produção escrita à toda a turma.
Atividade 2: Ampliando conhecimentos
Leitura-Cabe ao professor entregar os textos para os alunos e solicitar, em um primeiro momento, que os mesmos façam uma leitura silenciosa e individual. Caso o professor não tenha recursos para a impressão dos textos, cabe a ele preparar transparências para serem projetadas com retroprojetor para que os alunos façam a leitura. Em um segundo momento, cada aluno pode fazer a leitura até um certo ponto do texto para que todos participem. Em um terceiro momento o professor pode propor uma leitura mais detalhada e em seguida pedir para os/as alunos/as grifarem as palavras desconhecidas.

AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão, a partir das contribuições individuais ou do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.
Os principais instrumentos de avaliação da aprendizagem serão a sinopse do vídeo, o texto e o painel, produzidos pelos grupos de alunos.

Referências Bibliográficas

TEXTO - Qual é o Destino do Lixo Urbano e como Diminuir seu Impacto no Ambiente. Disponível em: http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/susana/sitedestino.htm Acessado em 05/06/2010.
Vídeo - Ilha das flores. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ndHXeGq2CXI&feature=related . acessado em 05/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário