segunda-feira, 9 de maio de 2011

Lingua Portuguesa - (Modelo de Aula)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;
  •   Perceber a pontuação como recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;
  •   Compreender a importância de uma  atitude de colaborativa;
  •   Ler e ouvir os textos;
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ser leitor e escritor iniciante.
Estratégias e recursos da aula
Organize a turma em roda e pergunte:
  •  Quem gosta de ouvir piada?
  • Quem sabe contar piada?
  • Como vocês aprenderam a contar piadas?
Peça que, quem queira,  conte  piadas.  Registre com ajuda da turma a piada escolhida como a preferida da turma, destacando a importância da pontuação para garantir a fluência da leitura da piada.Debata com a turma a utilização de uma determinada pontuação e não de outra.
2º ATIVIDADE;
Apresente uma piada conhecida pela turma. Peça aos alunos para que, em duplas, marquem as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal. Solicite que reescrevam o texto, utilizando a pontuação que julgarem adequadas. Exemplo:
Texto sem pontuação
"A doação do Joãozinho No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho A mãe sensibilizada dá o dinheiro mas pergunta ao filho Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo Para aquele ali que está gritando "Olha a pipoca quentinha"
 Texto com a pontuação correta:
          A doação do Joãozinho
No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho.
A mãe, sensibilizada, dá o dinheiro, mas pergunta ao filho:
- Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo?
- Para aquele ali que está gritando: "Olha a pipoca quentinha!!!"
Escolha três duplas. Solicite que, na lousa , reescrevam o texto. Discuta essa adequação, o significado e o entendimento do texto pontuado de diferentes formas. Converse também sobre questões como identificação da pontuação, reconhecimento dos sinais gráficos em exemplo na lousa e valorize a contribuição de todos.
3º ATIVIDADE:
Repita a atividade utilizando outra piada. Exemplo:
Texto sem pontuação:
Primeiro dia de AulaO menino voltou do seu primeiro dia de aula e o pai lhe perguntou como havia se saído Não volto mais lá respondeu indignado Mas por que Não sei ler não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá
TEXTO COM A PONTUAÇÃO CORRETA           
             Primeiro dia de Aula
O menino voltou do seu primeiro dia de aula, e o pai lhe perguntou como havia se saído.
 - Não volto mais lá, respondeu indignado.
  - Mas por quê?
   -  Não sei ler, não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá?
Provoque uma discussão entre os alunos sobre a pontuação usada  e seus efeitos no texto; pergunte, por exemplo, que elementos do texto indicam que se trata de um diálogo; qual a diferença de ponto de vista entre o pai e o menino. . O que sugere o uso das reticências quando o menino diz "não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... "? - Qual  o  sinal de pontuação nos sugere a percepção da dúvida do pai? Dessa forma, perceberão a importância da pontuação estilística, ou seja, utilizada para sugerir uma emoção, uma sensação, um sentimento.
4º ATIVIDADE
Apresente alguns livros de piadas ou com fundo humorístico. Apresento algumas sugestões
Título: Proibido para Maiores: as Melhores Piadas para Crianças
Autor:Paulo Tadeu
Editora: Matrix

Título: 365 Piadas
Editora: Girassol

Título: Piadas Da Internet Para Crianças Espertas
 Autor: Luiz Aviz
 Editora: Record

Título: RA, RE, RI, RO... RIA!
Autor:Paulo Tadeu
Editora: Matrix

Titulos: Que eu vou prá Angola... -
Autora: Ruth Rocha
Editora: Salamandra

Títulos: Contos de Adivinhação
Autor:  Ricardo Azevedo
Editora: Ática

Título : O Sábio ao Contrário
Autor:  Ricardo Azevedo Outras
Editora: Ática

 Título: Se eu fosse Aquilo
Autor:  Ricardo Azevedo
Editora: Ática

Título: Trezentos Parafusos a Menos
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: Cia das Letrinhas

Combine com as crianças uma Ciranda de Livros.
Lembre-se que deve haver a mesma quantidade de livros do que de alunos.
Toda semana deverão ser sorteados os títulos que cada aluno levará.
Determine o dia  da  semana para entrega. Nesse dia cada criança deve ler para o grande grupo uma piada ou um trecho do livro que levou.
Aproveite esse momento  para trabalhar a leitura correta, com as devidas entonações, que se dão quando se conhece a importância da pontuação.
Recursos Complementares
Para leitura e estudo do professor:
http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/
Avaliação
 A avaliação se dará observando os seguintes pontos:
  •  O envolvimento e a participação das crianças durante todo o processo.
  •  A ampliação de seu  repertório linguístico .
  •  A capacidade de compreensão e de escuta com atenção .
  •   A disposição das crianças em contribuir para a realização das etapas das atividades;
  •  O avanço na compreensão o uso da  pontuação .

Nenhum comentário:

Postar um comentário